BNCC: O futuro começa agora!

BNCC é a sigla para Base Nacional Comum Curricular, que é uma norma do MEC que define “o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais”, que todos os alunos da Educação Básica, seja ela pública ou privada, devem desenvolver.

O documento não se limita a falar dos conhecimentos e competências, ele integra direcionamentos para que a educação trabalhe “para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”.
Não levamos em conta, em nosso trabalho, apenas a BNCC, mas também o relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, intitulado Educação, um tesouro a descobrir, organizado, em 1996, por Jacques Delors, para a Unesco. Esse relatório tornou-se muito conhecido por explorar os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
A Ludo Academy se insere nesse contexto de algumas maneiras, descritas a seguir:

1

Incentivar a construção do conhecimento com leveza, prazer e de forma desafiadora, para que o aprendizado seja fortalecido e levado para toda a vida.

2

Atividades socialmente construtivas, que trabalham, nos jogadores, valores como respeito, empatia, saber ganhar e perder, limites, regras, etc. Quem joga exercita o aprender a conviver.

3

Desenvolvimento das múltiplas inteligências, para que os jogadores possam ser despertados para o desenvolvimento pleno em diferentes áreas da vida. Isso faz parte do aprender a ser.

4

Apoio ao desenvolvimento das diferentes dimensões humanas: intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. Novamente, temos aqui uma contribuição essencial para o aprender a ser.

5

Formação da identidade, interação e construção da autonomia, desenvolvendo o aprender a ser

6

Com o desenvolvimento das 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, que são: capacidade analítica (aprender a conhecer, a fazer e a conviver), criatividade e busca pela inovação (aprender a conhecer e a ser), sensibilidade cultural e artística (aprender a fazer e a ser), comunicação (aprender a conviver e a ser), raciocínio lógico (aprender a conhecer e a fazer), autonomia (aprender a ser e a conviver), negociação (aprender a ser e a conviver), autoconhecimento (aprender a ser e a conviver), trabalho em equipe e relacionamento interpessoal (aprender a ser e a conviver) e pensamento conceitual (aprender a conhecer)

Fontes:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Terceira versão. Brasília: MEC, 2018.

DELORS, Jacques. Educação, um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo, Brasília: Cortez Editora, Unesco e MEC, 1998.